Gestão de TI e sua importância

Gestão de TI e sua importância

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona a gestão de TI ou para que serve, esse guia é para você.

A gestão de TI permite orientar e organizar todas as empresas que usam da tecnologia em seus ambientes de trabalho, poupando recursos financeiros de maneira dinâmica, além disso, faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos, aumentando a credibilidade dos serviços prestados pela organização.

 

O que é gestão de TI?

A gestão é a administração de todas as atividades, planejamentos e soluções por meios de recursos de software e hardware.  O principal objetivo da gestão de TI é facilitar o uso dos recursos computacionais para os demais departamentos da organização, bem como avaliar possíveis vulnerabilidades nos sistemas, além de ser responsável pelo armazenamento de dados, checagem de planilhas e acessos dos colaboradores, backups e todo desenvolvimento de rede da empresa.

É bom lembrar que a gestão de TI não envolve somente os computadores, ela é essencial no dia a dia, sendo utilizada por todos os setores da empresa e sendo assim podemos dizer que ela fica responsável por cuidar das informações diárias da empresa utilizando seus recursos.

A gestão de TI inclui muitas coisas como: manter o desempenho dos serviços; gerenciar riscos que a TI pode causar aos negócios; suporte aos processos organizacionais; promover a transformação digital na empresa; administrar riscos que a TI pode evitar aos negócios, manter o desemprenho de serviços, entre outros.

A equipe de gestão normalmente é formada por desenvolvedores, programadores, técnicos de suporte, web designers na quantidade e nas funções que as demandas da empresa exigir.

 

Quais benefícios a gestão de TI pode trazer para minha empresa?

A gestão de TI busca a otimização dos processos, a redução dos custos e uma segurança maior para todos as informações importantes, sejam dos clientes ou da empresa, além disso a TI atua na adequação da empresa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que apesar de estar em vigor desde 2020 nem todas as empresas se adequaram, e além da necessidade de se adaptar à legislação, certifica a organização e evita sanções.

Iremos falar sobre alguns dos benefícios que da Gestão em Ti proporcionar mais detalhadamente

  1. Otimização dos processos

Um dos pilares de uma empresa é os processos e quando estes são manuais e demorados, a performance da empresa pode ser comprometida, diante disso a TI tem um papel essencial de suporte, pois com a aplicação de softwares e sistemas nas áreas do negócio, o desempenho desses processos melhorando e trazendo economia de tempo e aumentando assim a produtividade.

  1. Segurança da Informação

No contexto em que vivemos atualmente nossas informações são muito valiosas, por isso se na empresa não existe segurança da informação, a mesma acaba se tornando vulnerável a invasões e em ter seus dados vazados, tanto informações de clientes como da própria empresa e garantir essa segurança para que isso não ocorra é função da gestão de TI, pois os profissionais da área têm a expertise técnica para evitar esses tipos de problemas e com isso, trazer estabilidade e solidez aos negócios.

  1. Transformação digital

Imagine uma empresa onde as pessoas realizem todas as tarefas manualmente, planilhas, emissão de notas, processos de venda… Só de imaginar o trabalho da dor de cabeça. Dependendo do negócio até dá para começar de forma manual, mas conforme ele for crescendo e se tornando mais complexo é inviável e assim irá precisar de suporte da tecnologia para dar conta da quantidade de informações que possui.

  1. Comunicação mais eficiente

A comunicação dentro da empresa é muito essencial, e na gestão de TI facilita a comunicação nas empresas pelo simples fato de que suportam sistemas que integram as pessoas e os setores, pense se todos tem acessos a uma empresa, imagine como fica mais fácil de fazer planejamentos, cobrar resultados, visualizar o desempenho e muitas outras coisas se todos tiverem acesso a uma mesma plataforma e informações.

 

Como a Gestão de TI pode ser diferencial competitivo para o seu negócio

Mas se mesmo eu te falando sobre tudo isso que estou falando e ainda se pergunta “como a gestão de TI pode contribuir para que minha empresa seja um destaque no mercado?” eu te explico.

A gestão de TI é responsável pela adoção de novos sistemas, capaz de melhorar a performance de sua empresa, algumas tecnologias podem revolucionar completamente a maneira de oferecer serviços, algumas delas:

  • machine learning;
  • analytics;
  • chatbots;

As maiores companhia estão passando por grandes mudanças ao ter contato com tendencias de TI, como:

  • automação no fluxo de trabalho;
  • orçamentos de tecnologia descentralizada;
  • adoção rápida de serviços baseados em nuvem;
  • inteligência artificial como uma necessidade de negócios.

O papel da gestão de TI é justamente alertar os negócios para investirem mais do que nos últimos serviços ou sistemas, a transformação digital requer inovação e pensamento estratégico e o estabelecimento de procedimentos padrões pode ajudar neste quesito.

 

E aí? Se convenceu da importância da gestão de TI para a sua empresa? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para seguir as nossas Redes Socias.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima