Por que o Backup é importante e tipos que existem

Só quem perdeu dados importantes sabe da importância de ter uma cópia de segurança, o chamado backup, muitas vezes eles são perdidos em virtude de falhas nos sistemas, de formatação, de arquivos deletados por acidentes ou até mesmo pela infelicidade de uma máquina estragas sabe a importância de ter o backup em dia.

Além disso, existe a real preocupação em utilizar soluções de backup para empresas quem mantenham suas informações confidenciais seguras em caso de falhas de equipamento ou falhas de segurança de dados.

Para uma empresa, a perda de dados significa muito mais do que uma frustação, mas sim prejuízos enormes, para saber proteger bem seus dados, vamos te explicar um pouco mais sobre backup e como utiliza-lo adequadamente.

 

O que é backup? E os tipos que existem

Já imaginou se sua empresa perde todos os registros financeiros, banco de dados de clientes ou até mesmo lançamentos do seu estoque? Isso geraria um dor de cabeça enorme! A notícia boa é que a automação dos backups minimiza os riscos.

Sendo que é considerado backup qualquer cópia de segurança, que seja feita em outro dispositivo, como HDs externos, pendrives ou na nuvem, a finalidade do backup é a recuperação de dados para restaurar informações em caso de perda dos arquivos originais, ou em caso de acidentes operacionais com os equipamentos.

Por isso, é tão importante a realização de backups periódicos e sistemáticos, para evitar a perda de informações essenciais e pertinentes para as rotinas empresariais. Entre os tipos de backup existentes no mercado atualmente, temos:

Armazenamento Doméstico

É o tipo de backup mais simples e comum e consiste na gravação de dados em dispositivos externos (pendrive, HD, cartão de memória, entre outros) e mídias físicas (CD, DVD e fita, por exemplo).

Completo

Este tipo de backup realiza a cópia de todos os arquivos do sistema e os armazena em dispositivos ou estruturas remotas, é praticamente inviável após a primeira execução, porque duplica as copias de arquivos e faz a empresa perder tempo e recursos de armazenamento.

Diferencial

O backup diferencial é um tipo complementar ao completo, porque pode ser adotado diariamente, o objetivo é salvar arquivos é salvar arquivos criados ou editados após o último backup realizado. Ao fazer o backup completo, garante que a integridade do sistema, enquanto os dados gerados depois passam por um processo muito mais rápido e com baixo consumo de espaço em disco.

Incremental

Quando a empresa trabalha com um grande volume de dados, o backup diferencial pode não ser eficiente, por isso, uma solução confiável é o backup incremental, utilizando para salvar os dados em tempo real, sempre que criados ou modificados pelos colaboradores, a grande vantagem está nos recursos de automação, dispensando a necessidade de backups manuais (passiveis a erros humanos).

Incremental contínuo

Esse tipo de backup vem sendo bastante utilizado pelas empresas mais atualizadas, o incremental continuo é bem semelhante ao incremental, mas seus diferenciais está na disponibilidade dos dados, pois permite a automatização do processo de recuperação de dados.

RAID

RAID (Redundant Array of Independent Disks ou, em português, Conjunto Redundante de Discos Independentes) é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais.

O objetivo é ganhar segurança – por meio de redundância de dados – e desempenho, embora não possa substituir o backup, seu uso pode complementá-lo ou ajudar na recuperação de desastres.

Nuvem

A computação em nuvem é uma das melhores, mais eficientes e seguras soluções para otimizar a constante rotina de backup, porque armazena os dados em servidores externos e/ou em locais via internet, seus benéficos são disponibilidade, confiabilidade, escalabilidade e custos reduzidos.

 

Qual a importância do backup para os negócios?

A importância do backup está na proteção contra o risco de perda de dados e informações. Essa importância aumenta proporcionalmente em relação ao valor das informações a serem protegidas. Assim, os backups passam a ter relevância muito maior em empresas que trabalham com dados e informações sensíveis, como dados bancários e dados pessoais de clientes.

Realizar copias de segurança é uma atividade muito mais simples e acessível atualmente, devido à diversidade de recursos que a tecnologia disponibiliza, a estratégia de centralizar os backups em um único ambiente pode trazer muitas vantagens para seus negócios, pois o acesso às copias de segurança torna-se mais ágil, otimizando o tempo de restauração em casos emergenciais.

Outro fator importante a considerar, é a proteção das cópias de segurança. Levando em conta os crescentes casos de ataques virtuais e a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entra em vigor em 2020, proteger os dados salvos com recursos como criptografia ou com Blockchain são estratégias importantíssimas.

 

No final fica clara a importância de um método adequado de backup instituído junto ao sistema de gestão do negócio, afinal alguns dados são muito valiosos e perdê-los pode gerar muitos prejuízos e até complicações legais. Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como proteger seus dados? Entre em contato com a gente!